Biografia



Um pouquinho da minha história...

     Sou professora da rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul. Trabalhei por mais de dez anos com alfabetização. Atualmente atuo com alunos do Ensino Médio. E AMO ficção! A realidade se torna mais colorida com pitadas de imaginação, nos dias cinzas podemos desenhar arco-íris e nas manhãs de invernia, flocos de algodão. E é assim que me sinto sempre completamente feliz – parodiando Cecília Meireles.

     Podemos estar tristes, às vezes, pois ser alegre sempre me parece algo pouco provável, e talvez um tanto monótono, mas com um pozinho de mágica ficção seremos sempre felizes. Por isso, amo o mundo real vestido de imaginário!

     A relação que adquiri com a literatura existe desde as minhas mais remotas lembranças. Quando criança, muito antes de ser alfabetizada, ouvia histórias, geralmente os clássicos infantis como: “Cinderela”, “Branca de Neve” e “Chapeuzinho Vermelho”.  Como morava na frente da casa de minha avó e havia matas na volta, imaginava ser a própria Chapeuzinho, usava até boné vermelho.

     Não havia livros de ficção em minha casa. Só tínhamos livros didáticos e técnicos, ficavam numa estante rústica ao lado da minha cama. Essa estante parecia imensa e, com curiosidade, sonhava em saber ler para conhecer aquelas histórias. Minhas pequenas mãos deslizavam entre as páginas observando os desenhos e imaginando do que tratavam.

     Então, aprendi a ler e foi maravilhoso! Vasculhava os livros da estante até onde alcançava, lia e relia todos: português, matemática, história, geografia... E assim foi por muitos anos.

     Na escola conheci algumas obras de literatura infantil, a minha preferida era “O Segredo do Rei” de Carmen Berenguer. Perdi a conta de quantas vezes li. A escola era pequena, do interior, não tinha biblioteca, os raros livros que existiam eram guardados na sala da direção e buscávamos para ler em casa. Estudei lá até meus onze anos e li, acredito, todos os livros infantis que havia. Mas não achei os clássicos ouvidos quando criança.

     Então fui estudar na cidade, encontrei na nova escola uma imensa biblioteca e, enfim, pude ler os clássicos da infância, além de muitos outros como: “Pequeno Polegar”, “Pequena Sereia”, “Bela Adormecida”... Nessa época conheci “Pollyanna” e gostei muito.

     Com o tempo encontrei muitas bibliotecas, muitos livros e histórias. Porém, sempre que vejo uma obra, lembro a estante rústica, de madeiras irregulares e sem pintura. Penso em quantas crianças estão sonhando em aprender a ler para encontrar nas letras os príncipes, as princesas, as avós e as matas com os quais eu também sonhei.

     Não sei se, devido ao gosto por histórias, ou por outras razões, acabei cursando Letras e fiz especialização em Literatura. No curso, sempre que possível, pesquisava a relação e influência das histórias infantis sobre as demais obras da Literatura Brasileira, inclusive sobre as produções de Literatura adulta. Na especialização, participei de uma das turmas de Criação Literária, com ênfase no conto moderno, ministrada pelo Professor Doutor Aulus Mandagará Martins.

     Aprendi a gostar da sensação poética, do toque das palavras, do seu sabor e cheiro, das imagens, da sua música que acalenta as almas.

     Mas um sonho ainda faltava realizar: criar obras literárias, criar minha própria estante, com pedacinhos de mim. Por isso, aqui estou, nesse novo desafio. Na poesia, tenho como inspiração o nosso grande poeta gaúcho Mário Quintana e a jovem escritora Clarice Freire, além de Adélia Prado e Cecília Meireles. No conto, tenho como base as aulas do professor Aulus. Na crônica, sigo as relações humanas que me fizeram o que sou, principalmente a figura do meu avô Urbano. Na Literatura Infantil, aprendi a ver esse universo com todas as crianças que tive a honra de conviver, principalmente a criança que ainda vive em mim e ama colorir o mundo!

     Ficaria muito feliz se a minha estante pudesse trazer um pocadinho de magia para vida de quem a investigar!

 

Faustia

CMweb Desenvolvimento de Sistemas e Sites
© Todos os direitos reservados. | Design: CMweb
Login